terça-feira, 23 de outubro de 2007

Notícias em destaque

Decidi destacar algumas notícias que fui recolhendo dos jornais online no dia de ontem:
Começando pela fórmula 1, onde ao que parece o campeonato está longe de ter terminado. A McLaren decidiu recorrer da decisão da FIA ao não penalizar os três pilotos que tinham combustível com temperaturas inferiores ao “normal”, alegando que o regulamento é ambíguo neste tipo de situações. Na minha opinião isto começa a trazer muita má publicidade para a modalidade e retirar o título ao Raikonen, só iria afastar mais as pessoas da modalidade, tal como já afastou os casos de espionagem entre outros casos. Recordo só, para os mais distraídos, que caso a FIA decida desclassificar os 3 pilotos sobre suspeita Hamilton irá subir posições na última prova e isso permitia-lhe ser campeão do mundo. Curiosamente, ele mesmo, falou à imprensa dizendo que não queria ser campeão daquela forma. Atitude nobre ou show off, não se sabe bem, mas estas declarações saíram na melhor altura.
Depois de todas as irregularidades cometidas pela McLaren e de terem sido desclassificados do mundial de construtores, parece um pouco irónico eles queixarem-se e sentirem que foram penalizados.
Para terminar com esta modalidade Fernando Alonso também falou aos jornalistas ontem, onde criticou a sua equipa e a estratégia adoptada por eles e apontou como sendo esse o factor que o impediu de revalidar o título. Todas estas críticas dão a ideia de que ele parece um “miúdo mimado” que não aceita uma derrota ou não como resposta. Um pequeno conselho que posso dar é, se ele acha que foi de facto prejudicado em relação ao Hamilton que troque de equipa e no próximo ano mostre o seu valor, se conseguir o seu 3º titulo então nessa altura pode criticar que todos nos iremos dar-lhe mais crédito. Pois nesta altura soa tudo a desculpas de mau perdedor.

Em relação ao futebol, encontrei várias notícias interessantes. Em primeiro lugar destaco as palavras do presidente João Bartolomeu, onde mais uma vez criticou um grupo de jogadores do União de Leiria afirmando que são jogadores ricos, sem carácter, que não se esforçam e têm a qualidade de jogadores da 3ª divisão. Foram umas palavras muito fortes vindas do dirigente máximo da equipa, mas não é uma novidade, recentemente já tinha afirmado que não iria pagar salários aos jogadores que não demonstrassem que o mereciam. Por sua vez, o capitão Laranjeiro comentou que as palavras foram muito fortes, mas que o plantel está determinado a dar a volta à crise que vai atravessando pelos lados do Magalhães Pessoa. Na minha opinião isto poderá levar no pior cenário possível a várias divisões dentro da equipa e caso isso aconteça muito provavelmente será o treinador Paulo Duarte que será o primeiro a sair.
Recordo também que já na época passada houve casos de indisciplina na equipa um deles tão sério entre Domingos e Rossato que levou à saída do treinador quando ninguém o esperava.

De destaque estão os jogadores Leandro Lima (FC Porto) e Di Maria (Benfica) pois, estão nomeados entre os 40 melhores jovens de 2007, uma lista onde entra o ex-portista Anderson. Não deixou de me surpreender a inclusão destes dois jovens, pois ambos estão a atravessar um período difícil de adaptação ao futebol nacional, mas é sem dúvida uma valorização do nosso campeonato e eu espero que ambos consigam mostrar todo o potencial que lhes é rotulado. Obviamente que, apesar da nomeação estão longe de serem os favoritos pois a lista tem os nomes de Messi, Aguero e Fabregas, sendo quase certo que um deles irá conquistar o prémio.

Quanto ao Benfica, surgiu no jornal que um médio e um avançado são prioridades para Janeiro, ora isto nas vésperas de um encontro extremamente decisivo para a equipa encarnada pode trazer instabilidade ao plantel. E esse tem sido o grande problema do Benfica está época. As declarações de Luís Filipe Vieira bem como o regresso de Camacho trouxeram grandes expectativas, mas à certos factores que se deviam ter em conta. O Benfica perdeu Simão, Miccoli e actualmente Petit está lesionado, ou seja, 3 elementos indispensáveis dos últimos anos não estão disponíveis e os jogadores que entraram para os seus lugares ainda não estão adaptados ao nosso futebol. Se o objectivo do Benfica é criar uma equipa para o futuro é preciso dar tempo aos jogadores e não criticarem por terem falhado 5 passes no seu primeiro jogo. Um exemplo disso é o Pepe, que no primeiro ano ao serviço do Porto ninguém dava nada por ele, mas com a confiança dos treinadores rendeu 30 milhões de euros aos cofres portistas. Espero que o Benfica desta vez dê tempo a alguns jogadores do seu plantel pois, é sempre mau para o futebol português termos cá talentos e não os aproveitarmos.

Para terminar, achei engraçado umas declarações de vários jogadores do Marselha onde demonstraram a falta de conhecimento sobre o plantel do Porto, alguns deles conheciam o Quaresma mas ninguém soube dizer o nome do Lucho ou do Bosingwa, a imprensa francesa tem destacado a trivela do número 7 portista, mas eles já têm experiências anteriores onde terem subestimado equipas portuguesas custou-lhes a continuação em prova. Sinceramente, espero que isso mais uma vez volte a acontecer e apesar do Quaresma ser o elemento que melhor pode desequilibrar o encontro, gostava que este fosse decidido por outros jogadores como Bosingwa, Lucho, Lisandro, Raul Meireles, entre outros, talvez dessa forma eles entendam, que quase sempre as equipas portuguesas levam a melhor sobre as francesas.

Nenhum comentário: